Trajetória do Casal

“Quando começamos a estudar e praticar tango cada um, numa escola diferente, ambos já vinhamos desenvolvendo formação: Eu em dança contemporânea na Universidade Nacional de Tucumán (UNT) e Benjamin em folclore argentino na Universidade Tecnológica Nacional (UTN).
Nos conhecemos dançando em uma milonga (baile de tango) na cidade de San Miguel de Tucuman, que fica no norte argentino, onde a comunidade do tango estava em grande crescimento. Começamos a dar aula juntos e criamos um grupo de baile Ideai Tango.  Recebemos uma bolsa para pesquisa em dança pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da UNT e trabalhamos intensamente em diferentes espaços culturais da cidade,  até ser selecionados por uma escola de tango em Buenos Aires, logrando obter uma bolsa de capacitação para profissionais como professor de tango e como dançarino integrante da companhia da escola.
Nos mudamos a Buenos Aires, onde integramos diversas companhias de tango e dança, nos capacitamos em diferentes escolas e na Universidade Nacional de Arte em tango e folclore, participamos de corto e filmes de tango, participamos em diferentes campeonatos sendo distinguidos entre os primeiros posições, e como professores ministramos aulas em importantes espaços culturais de BsAs como o Centro Cultural Rojas da Universidade de Buenos Aires (UBA) e na Casa do Bicentenário da Secretaria de Cultura da Nação Argentina.
No 2014, fomos contratados para ministrar um workshops de tango em Belo Horizonte e para trabalhar numa uma Cia. de dança, onde fizemos varias apresentações em cidades do interior de São Paulo.
Ficamos maravilhado com o grande potencial e desenvolvimento da dança no Brasil, e nós decidimos ficar em São Paulo com o fim de trabalhar em pesquisas e projetos relacionados ao tango e a cultura. Paralelamente nos formamos como Técnicos em dança na Etec de Artes do Centro Paula Souza e continuamos nossa capacitação em dança clássica na escola de dança do Theatro Municipal de São Paulo e em oficinas de dança contemporânea, clássica e educação somática
Presentamos nossos projetos no Centro de Referencia da Dança d cidade de São Paulo, no chamamento aberto para artistas de dança, e já levamos 4 edições continuas de ser escolhidos como Residentes artísticos do espaço. Destes trabalhos podemos destacar: a criação de nossa atual Cia. Charme Tango, a apresentação do espetáculo “Atravessando Mundo”, o projeto social Borboleta Tango, o curso de capacitação para dançarinos profissionais “Tango Escenario”, a criação do espetáculo Tango City Tour, a Performance-Instalação “Corpo Migrante, entre outros.
Tivemos o prestigio de dançar no Theatro Municipal de São Paulo, nas operas “Fosca” e no espetáculo “El amor Brujo” da Cia Espanhola La Fura del Vals, na Sala São Paulo e no MASP, no Teatro Sergio Cardoso, no Teatro Augusta, no Fórum Mundial Social das migrações e no UNIBES CUltural.
Ministramos aulas de tango em diferentes escolas de São Paulo e trabalhamos como coreógrafos e diretores de nossa Cia. Charme Tango.”
Emilia Andrada